Proposta Pedagógica

No Projeto Político Pedagógico encontram-se presentes as múltiplas vozes e intencionalidades de uma escola. A confecção do mesmo articula diversos atores sociais, sujeitos dos processos de ensino-aprendizagem, cujos posicionamentos e enfrentamentos constituem a cultura da escola. Durante cada etapa de estudo, de pesquisa e de trabalho didáticos, os princípios éticos e políticos permeiam as nossas referências teóricas, a nossa missão, os nossos pressupostos filosóficos e as nossas práticas.

Somos seres de permanências e de transformações, habitando um mundo de tempos e espaços moventes; não é mais possível educar sem contato com a veloz produção científica, tecnológica e intelectual. Fincamos raízes nas concepções sócio construtivistas, não podemos deixar de levar em consideração os paradigmas da vida contemporânea: a internacionalização dos conhecimentos, a globalização, a velocidade das informações, o avanço de novas tecnologias, a descartabilidade dos vínculos etc. Sendo assim, faz-se necessária uma reflexão permanente sobre a sociedade na qual estamos inseridos, assim como o cuidado com os princípios e valores de respeito pela pessoa humana, a preservação do meio ambiente que nos cerca.

O Espaço Cultural Ariano Suassuna-Centro Educacional tem por missão proporcionar ao educando: desenvolvimento intelectual, emocional, corporal, espiritual, cultural e social, facilitando a construção das aprendizagens formais necessárias à sua inserção crítica, autônoma, sensível e consciente no mundo, na sociedade, na cultura global e local, nos mais diversos grupos de convivência.

Propomo-nos a trabalhar os conteúdos pedagógicos, baseados nos ideais de solidariedade, respeito e amor ao próximo, garantindo, deste modo, oportunidades concretas para a vivência de uma cidadania plena, contribuindo para a formação de sujeitos mais competentes, mais hábeis e mais conscientes na realização pessoal e profissional.

O nosso serviço educacional fundamenta-se, portanto, nos princípios de equidade, de respeito e reconhecimento de quaisquer tipos de diferenças, na defesa do pluralismo de pensamentos e posições político-ideológicas, comprometendo-se, assim, com a elaboração de conhecimentos aportados por uma visão de mundo abrangente, por uma consciência planetária, de percepção do outro e de si, ou seja, valorizamos o autoconhecimento e a alteridade